quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Relatos das reuniões da Comissão do PPP

REUNIÃO DA COMISSÃO DO PPP – Dia 11.06.2008

Relatos das primeiras Reuniões:

Dia 28.05 – Discutimos uma bibliografia inicial para discussões com o coletivo de professores. Foram levantados os seguintes textos/livros – Planejamento dialógico (Paulo Roberto Padilha); Planejamento Projeto Político-Pedagógico. (Celso Vasconcelos); Ética, Trabalho e Subjetividade (Nardi) e Educação e Mudança (Paulo Freire) e Progestão (vários autores).

Como a reunião se realizou às 18h30m, fizemos algumas combinações básicas de horários. Combinamos encontros nos horários das 12h30m às 13h30m e das 18h às 19h das quartas-feiras

Presentes: Alcides, Magali, Aline, Carla, Darlene e Rose.

Dia 04.06 – Reunião das 12h30m – Nesse encontro, organizamos um cronograma básico: ( propomos a utilização das formações da SMED para discussões com todos; a utilização das quartas-feiras dos dias 25.06 e 02.07 para discussão do PPP e os primeiros 30m de todas as quartas, com temas e textos previamente organizados no sentido de viabilizarem uma discussão no tempo).

Presentes: Aline, Carla, Ana Amália, Alcides, Magali e Rose.

Reunião das 18h – Na continuação da reunião, para viabilizar o início com questões mais teóricas: dividimos leituras sobre as diferentes abordagens da educação – tradicional/comportamentalista/humanista/sócio-cultural e cognitivista. Lemos e discutimos o texto extraído do livro “Ética, Trabalho e Subjetividade”, que trata das relações entre as novas formas de trabalho, reestruturação produtiva e as modificações nos códigos morais de trabalho e subjetividade.

Presentes: Aline, Carla, Alcides, Rose e Magali.

Dia 11.06 – às 12h30m - a reunião foi transferida para a tarde.

Às 16h15m – Nesta reunião levantamos algumas preocupações em relação aos tempos necessários para uma organização plena das questões do PPP.

Nesse sentido, se realmente achamos que o centro de nossas discussões devem estar voltados para pensarmos nossa escola, nossos princípios pedagógicos e todas as possibilidades de reformulação de nossos trabalhos, propomos que as quartas-feiras sejam dedicadas – todas – para fazer tais discussões.

Uma hora para PPP garante a permanência de outras pautas importantes colocadas pela Supervisão, Direção e Anos-ciclo. Se conseguirmos um bom direcionamento, com disciplina nos horários, questionários e textos previamente lidos por todos, temos condições de agilizar nossas decisões sobre PPP.

Infra-Estrutura – Para agilizar a comunicação da Comissão com o conjunto dos colegas é necessário que se viabilize fotocópias e materiais de divulgação.

Presentes: Sueli, Marisa, Rose, Aline, Magali e Alcides.

Reunião de 18.06 (12h30m) – Neste encontro o grupo reafirmou a necessidade de utilizar os espaços das reuniões pedagógicas das quartas-feiras, garantindo a participação de todos os colegas. As primeiras discussões devem ocorrer nos dias 02 e 09 ( quartas-feiras) e 12 de julho (sábado de avaliação e planejamento)

Garantir o envolvimento dos colegas nas discussões é fundamental, segundo a visão do grupo, por isso a importância das quartas-feiras com espaços específicos para o PPP.

Tarefas: Próxima reunião deverá especificar a dinâmica dos dias 02 e 09.07 e montar um calendário completo sobre os passos do PPP.

Planejamento das Reuniões:

Dia 02.07 – Questionamentos e textos dirigidos à reflexão em grupos e individual. Os questionamentos devem remeter à discussões que permeiem todas as áreas de relacionamento da escola, não se limitando à sala de aula.

Textos propostos: a) provocação à reflexão sobre a resistência em discutir teoria; b) visão crítica da escola como instrumento do Estado e dos poderes constituídos; c) perguntas a serem resolvidas pelo grupo.

Obs.: As reuniões devem servir como material para o sábado de avaliação e planejamento.

Presentes: Rose, Aline, Magali, Carla e Ana Amália.

(18h30m) – Foram sugeridos alguns pontos de discussão que passam por certos eixos orientadores, constante no Caderno n. 9 : Currículo , Avaliação, Gestão e Regras de Convivência e outros, que podem ser entendidos como princípios tranversais à todos os eixos: democratização do acesso e da permanência com sucesso do aluno na escola; autonomia; relação entre a escola e a comunidade; valorização dos profissionais de educação; qualidade de ensino.

Surgiu a proposta de que os quatro eixos sejam norteadores da avaliação a ser feita no dia 12 e que se organizem datas específicas para cada tema.

Dia 25.06.08 (12h30m) – Primeiramente foi questionado junto à Comissão, sobre a natureza das tarefas/demandas da Comissão do PPP – O nosso planejamento de discussões visa a organizar o coletivo dos professores ou abrange os outros setores? Foi esclarecido que o centro das elaborações desta Comissão deve atingir o coletivo de professores, cabendo ao Conselho Escolar a organização dos outros segmentos.

Em segundo lugar, foi levantado o problema de horários necessários para que a Comissão possa cumprir com suas tarefas, ficando de se agendar uma reunião junto à Direção. Na continuação do debate, foi colocada a necessidade de a direção da escola se envolver e fazer parte da Comissão.

Na reunião de sábado, no Conselho Escolar, foi sugerido que dois membros da Comissão participem das reuniões da Direção como uma forma de integração das discussões.

Dia 02.07.08 (12h30m) – Foi discutida a dinâmica da reunião do dia 9 de julho. Foram propostas algumas questões a serem respondidas individualmente e relatadas em grupos (no máximo três grupos). No grande grupo de cada turno, serão buscados consensos. As perguntas serão:

Considerando cada um dos seguintes eixos que fazem parte do PPP,

Currículo

Gestão

Princípios de Convivência

Avaliação

1) Quais são as necessidades da nossa comunidade?

2) De que forma a nossa escola contribui para contemplar esta demanda?

3) Das ações feitas até agora, cite as que consideras importantes serem preservadas características positivas da Escola que você considera mais importantes e que devem ser preservadas?

4) Cite as características negativas da Escola que você acha mais preocupantes?

5) Quais dessas características negativas você considera possíveis de serem alteradas?

6) Que sugestões você tem para tornar possíveis essas alterações?

Precedendo a reunião será distribuído aos professores o texto “Da Acrópole a Ágora”. Com a solicitação de que seja feita a leitura antes da reunião pedagógica de 9 de julho.

O texto “Cuidado Escola” será trabalhado na reunião de sábado dia 12 de julho, juntamente com um questionário mais detalhado de avaliação.

Na reunião de hoje fizemos um desabafo: não temos acesso rápido aos “xeróx” necessários para nossas leituras, o que tem atrapalhado e atrasado o nosso trabalho. Chamamos a profª Berenice, Diretora da Escola, para que nos auxiliasse na resolução deste problema. Ficou definido que teremos uma pasta onde colocaremos o material a ser reproduzido prioritariamente sem a necessidade de outra autorização. Também foi requisitada a presença da direção da escola nas reuniões para que a mesma tome conhecimento imediato dos passos decisórios de cada encontro participando do planejamento, já que usaremos os espaços de reunião (formações, planejamento e reuniões pedagógicas) oferecidos pela escola.

03.07.08 – PPP com equipe diretiva - Discutimos o formato das reuniões na 4ª feira e no sábado (12.07). Grupos discutindo as questões, divididos por afinidade. Cada grupo é responsável por discutir duas questões e passar para o grande grupo.Discutir dois aspectos do texto e as 5 questões individuais.Tempo das discussões: 40 para as questões. 20 para relato e 40 para debate.

08.07.08 – 3ª feira – 2º período – Pensamos em propor para a reunião de 4ª feira, dia 16.07, uma sessão de cinema com o filme “Crianças Invisíveis” acompanhado de um bate papo, para os turnos da manhã e da tarde. Paro o EJA pensamos em um documentário.

09.07.08 – 4ª feira –Em primeiro lugar, foi dado um relato da Reunião de professores do turno da manhã. No geral, foi feito um balanço positivo, com a participação de todos os colegas – envolvimento nos pequenos grupos – e com disposição para continuar a leitura e discussão dos textos.

Partimos para o planejamento de sábado:

*Texto “Cuidado Escola” – dividir em grupos para discussão e relato – 8h30m – 45m;

*Questionamentos/perguntas – grupos e relatos.

Avaliação:

a) Currículo – Pensando nossas práticas educativas:

Primeira idéia: Sobre os conteúdos disciplinares – Quais critérios estamos utilizando para selecionar nossos conteúdos?

Segunda idéia: Sobre quem é o noss@ educand@: - Como você consegue relacionar na prática a história de vida de seu alun@ com seus conteúdos elencados? Nós conseguimos identificar os saberes/conhecimentos e as necessidades/dificuldades deles?

Terceira idéia: Sobre metodologias – Que instrumentos pedagógicos utilizamos para o aprendizado de noss@as educand@s? Que novas opções utilizamos?O que precisamos para que a escola dê conta das novas tecnologias de informação?

Quarta idéia: Em que momento você propicia a autoria no cotidiano da construção do conhecimento? Em que medida a forma como a escola organiza seus tempos e espaços possibilita ou não o caos criativo?

Quinta idéia: Quais as dificuldades em construir um trabalho interdisciplinar? Como você constrói parcerias?

Sexta idéia: Nós problematizamos o conhecimento? Desafiamos nossos alunos a buscar soluções? Em que medida possibilitamos a autonomia?

Oitava idéia: Educamos a partir do mundo? Educamos para que se submetam ou para que entendam o mundo e o transformem?

Décima idéia: Quais as formas de relação que temos hoje? O que precisamos mudar? Que valores são necessários?

b)Avaliação – Por que e para que?

Sétima e nona idéias: Como você avalia? Que critérios utiliza? Você acha que avaliar serve para que? Como se auto-avalia inserido no contexto da escola?

Essas perguntas devem ser respondidas levando em consideração comparações com nossa realidade atual e o que queremos na escola.

Reunião (18h) – Nessa reunião dividimos o texto “Cuidado Escola” para discussão em grupos:

Papel dos professores – Págs. 66 e 67 – TODOS;

1) Educação sem escolas – Págs. 22, 23 e 25;

2) Origens da escola de elite – Págs. 26,27, 28 e 29;

3) A luta dos trabalhadores pelo direito à escola: Escola democrática? – Págs. 31,32 e 33;

4) Conhecimentos fragmentados – Pág. 64 e Desrespeito às diferenças – Pág. 72/ Diferenças de atitude dos pais – Pág. 79;

5) Diferenças nas condições materiais – Pág. 73/Diferenças de cultura – Pág. 75/Diferenças nas experiências fora da escola – Pág. 77;

6) Aprendizados problemáticos – Pág. 82,83;

7) Aprendizados problemáticos – Págs. 84,86,87 e 88.

AO FINALIZAR ESSE PLANEJAMENTO, PERCEBEMOS QUE A PAUTA ESTÁ MUITO CHEIA, COM MUITAS ABORDAGENS QUE PODEM CANSAR OS COLEGAS!

Pensamos então em trabalhar o texto “Cuidado Escola” nas quartas e continuar o que iniciamos, para não entrar em descontinuidade. A dinâmica deve ser a seguinte para o sábado:

1) 8h – Café.

2) 8h 30min – Relato do resumo das discussões realizadas nos 3 turnos.

3) 9h 15min – Leitura das “10 idéias do texto “Da Acrópole a Ágora”.

4) 9h 30min – Debate coletivo do texto.

5) 11h – Elaboração do posicionamento individual dos professores ao PPP.

Reunião de 17/07/08 14horas

Nesta reunião fizemos a leitura dos questionários entregues (20) e anotamos os pontos mais interessantes (significativos). Foi pensado um cronograma para conclusão dos trabalhos em três meses: agosto para discussão de currículo; setembro avaliação e outubro; gestão e princípios de convivência.

Presentes: Aline, Alcides, Rose, Carla e Magali

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Reunião 06/08/08 18horas

Questionamos a Direção (Lídia), sobre termos sido informados de que neste sábado, o trabalho de replanejamento seria alterado para PPP. Colocamos que, em função do recesso, não houve reunião da comissão e teríamos dificuldade de organizar a reunião de hoje até sábado. Lídia colocou que a SMED está pressionando para que o trabalho seja concluído, inclusive com o Regimento, em um mês. Foi colocado que temos condições de adaptar a partir do planejamento que estava em curso no final do semestre. Foi também colocado que o cronograma acordado na última reunião que analisou os questionários entregues para a comissão se estabeleceu o mês de agosto para discussão de currículo, setembro avaliação e outubro gestão e princípios de convivência. Para o trabalho de sábado, 09 de agosto, foi proposto dividir os professores em quatro grupos, um para cada eixo, juntando gestão e princípios de convivência e um grupo de discussão de princípios filosóficos, escolha por afinidade, debatendo o texto “Cuidado: Escola”. No segundo momento apresentação geral dos grupos. Todos os grupos deverão debater infra-estrutura/equipamentos, projetos, recursos humanos e formação. Para a reunião pedagógica da próxima semana foi sugerido o texto “Os quatro pilares da educação” de Jaques Delors. Aprendendo a conhecer, aprendendo a fazer, o trabalho na economia formal, aprendendo a vier juntos, aprendendo a viver com os outros, sendo cada pilar em uma semana.

Presentes: Aline, Alcides, Carla, Ana Amália, Magali, Rose, Sueli e Lídia.

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