quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Relatos da reunião de sábado 09 de agosto de 2008

Síntese da reunião do dia 9/8/2008 elaborado por Karina, postado por Alcides

Grupo Currículo:

  • Inclusão: elaborar um projeto que atenda os alunos portadores de necessidades especiais, com número de alunos reduzido nas turmas, conforme Conselho Municipal de Educação, com recursos humanos adequados, acompanhamento de estagiária de integração, com parceria de atendimento pela SIR e tratamento com especialistas. Professora Maria Ângela coloca que desde 2001 a escola já solicita atendimento aos alunos com necessidades especiais e que tem cópia da carta enviada pelas totalidades iniciais do Eja daquele ano à SMED.
  • Continuidade dos atendimentos de LAB, ampliando para o atendimento no próprio turno para aqueles alunos que não podem comparecer no turno inverso.
  • Continuidade do LAB para EJA
  • Continuidade do projeto da TAB, assim como funciona no momento, com trabalho de resgate da aprendizagem e da auto-estima, ligado às famílias e fazendo parceria com ONGs.
  • Discutir a organização do trabalho por períodos, módulos, oficinas. Ouvir relatos de outras escolas que se organizam destas formas.
  • Definir a forma de trabalho da escola – METODOLOGIA – projetos, tema gerador...
  • Formações adequadas às necessidades do grupo.
  • Continuidade do projeto de Robótica.
  • Informática para todos, com professor e não estagiário.
  • Criação de uma Brinquedoteca.
  • Laboratório de ciências.
  • Mais uma sala de artes.
  • Duas pracinhas, com escala de horários para utilização do A10 até B20

Grupo Avaliação

  • A avaliação está atrelada ao currículo. No momento que forem definidos os objetivos do currículo e o peso dado a cada objetivo, se estabelecem os instrumentos de avaliação adequados para cada nível. Mais importante que o instrumento é a conversa que fazemos com os pais.
  • A avaliação tem como princípio que o aluno é parâmetro de si mesmo. Constata-se que o processo de aprendizagem é diferenciado, assim como o desenvolvimento é dinâmico e individualizado.
  • O instrumento de avaliação utilizado deve propiciar a compreensão dos alunos e pais de forma clara do que está sendo avaliado e o peso de cada objetivo.
  • Os objetivos podem priorizar habilidades/conteúdos/postura. Habilidades: capacidade de interpretação e de estabelecer relações entre as áreas de conhecimento. Conteúdos: quais conteúdos, apreensão dos mesmos, devem ser pré-requisitos para o avanço para o próximo ano-ciclo, o que deve ser trabalhado em cada ano-ciclo, como um completa o outro? Postura: comportamento do aluno, adequação ou não do seu comportamento, respeito, afetividade, organização, etc. A lei do desaforo ao funcionário público no exercício de sua função deve ser fixada na sala de aula.

Grupo Gestão e princípios de convivência

  • Administração conjunta que tenha como foco principal O ALUNO.
  • Pedagógico inseparável do administrativo.
  • Trabalho com valores.
  • História do aluno deve ser levada em conta.
  • Sanções por reciprocidade sem humilhação do aluno.
  • Trabalho específico para turmas difíceis.
  • Repensar o “jogar” o aluno na informática, biblioteca, com estagiário.
  • Respeito, empatia.
  • Informática por projetos com agendamento para que todas as áreas possam usar – com professor e não estagiário. Gerenciar outra sala de informática.

Grupo Princípio filosóficos

  • Nós queremos uma escola baseada no conceito de Escola total, autor...(Dani ficou de informar). Professores e alunos totais, vistos como pessoas, como estudantes, como profissionais, como participantes de uma religião... que têm uma série de responsabilidades. Levar em conta as diferenças. Diversos espaços para contemplar as diferenças. Respeito a caminhada de cada um.
  • Família inserida, valorizada, compreendida.
  • Conhecimentos baseados na interação.
  • Aprendizagens valorizadas.
  • Relações baseadas no respeito, no diálogo e na cooperação.
  • Trabalho coletivo e cooperativo.

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