quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Os Quatro Pilares da Educação- Jacques Delors

Registro do Trabalho de Construção do PPP -Princípios Filosóficos- 13/8/08 -Turno manhã

O grupo foi dividido em 4 grupos. Cada grupo ficou responsável pela leitura e análise do texto :Os Quatro Pilares da Educação, que continha a introdução e fragmento do mesmo.Sendo eles: Aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver juntos, aprender a conviver com os outros e Aprender a ser. Após , responderam as questões abaixo:

1. Quais os pontos que você concorda a respeito do "fragmento" -PILAR- estudado? Por quê?

Aprender a conhecer
" Sim, concordamos com os quatro pilares da educação e pensamos que a educação formal como um todo, fica só com os dois primeiros, mbora possa se observar que aqui na escola alguns professores já trabalham com os quatro pilares.
Aprender a conhecer é importante porque é o primeiro estágio para conquistar os outros conhecimentos".

"APRENDER A FAZER"
"Concordamos que educação tenha que ter uma nova concepção ampliada, isto é, fazer com que todos pudessem descobrir, reanimar e observar seu potencial. Realização da pessoa em sua totalidade, aprendendo a ser. Ser humano total!
A educação não deve mais ser considerada como uma simples transmissão de prática.
Preparar-se para mudanças ao invés de simplesmente acumular conhecimento.
A formação das novas indústrias propõem mais trabalho cognitivo do que braçal.
Saber gerenciar conflitos, relações interpessoais, capacidade de trabalhar com os outros, de comunicar-se.
O futuro é incerto!"

Aprender a viver juntos, aprender a conviver com os outros
" A escola realmente não trabalha, isto é, não dá conta do aprender a conviver , preocupando-se com a aquisição dos conhecimentos e "apagando o fogo" nas relações conflituosas."


"Aprender a ser"
"Realização completa do ser humano: começa pelo conhecimento de si mesmo para se abrir à relação com o outro. Importante na educação o trabalho com valores, pois o trabalho "cognitivo" tem primado em relação ao "afetivo". Resgatar na escola o trabalho como um ser TOTAL. O cognitivo não pode ser o mais importante, mas todos devem andar juntos. Por isso a arte e a poesia devem ocupar papel importante na escola. Todos devem experimentar diversas ocasiões onde pssam lidar com os sentimentos.
A escola ve trabalhar com os alunos a resolução de conflitos, não só a aceitaçãopura de tudo o que lhes é transmitido e nem o oposto, a rebeldia e a crítica pela crítica, mas a capacidade de criticar, resolver problemas, buscar soluções, testar as hipóteses de resolução."

2.Quais os pontos que você não concorda do seu "fragmento" -PILAR- estudado? Sugira alternativas que poderíamos utilizar em nossa escola.

Aprender a conhecer

"Que não fique só na quantidade ,mas no significativo e que seja garantido um mínimo para cada ciclo."

Aprender a fazer

" Substituiríamos o termo "transmitir" por fazer e refazer, construir e reconstruir, relacionar. Relacionando-se aos conhecimentos já existentes, aos saberes já construídos".

Aprender a viver juntos, aprender a conviver com os outros

Sugerimos que a filosofia seja trabalhada desde os primeiros anos de escolaridade e venha a servir como elemento integrador para as outras áreas no âmbito da convivência".

Aprender a ser
-------------------------------------------------

Nós da comissão do PPP ficamos muito satisfeitas com as dicussões , reflexões e sugestões feitas pelo grupo.

Profª Carla cristina

Nenhum comentário: