Currículo Registro do trabalho em grupo sobre currículo- 20/08/08 -Turno manhã
1. O que vocês entendem por currículo?
" É tudo que permeia as relações da comunidade escolar ( conceitos, valores, conhecimentos sistematizados ou não)."
" Na visão do grupo currículo não se detem apenas nos conteúdos, é o instrumento nortedor do trabalho pedagógico, deve ser flexível e formador de um cidadão crítico, transformador, cooperativo ...."
" Currículo envolve todas experiênias e atividades que acontecem no cotidiano escolar. Por exemplo, horário, forma de organização tempo/espaço na escola; atividades fora da escola; as diversas formas de participação de todos os segmentos escolar.O ideal é um currículo de escola articulado, com ações comuns buscando um mesmo fim."
"Tudo aquilo que leva o ser humano à formação como um ser completo.Primeiro resgate do ser humano, para depois passar para os conteúdos que são trabalhados, as habilidades, a postura de aluno. O currículo deve proporcionar o trabalho com as diferentes linguagens, várias percepções de mundo."
2.No ponto de vista do grupo, qual é o currículo trabalhado em nossa escola?
"Os comportamentos de entrada e saída ou norteadores do ano ciclo, mais todos os valores construídos com professor no dia a dia."
" Acreditamos que a escola possui um currículo, porém não existe ainda uma concepção e estruturação definida."
" Há proposta (projetos) na área ambiental, por exemplo, que tentam articular os saberes a nível escola. Saímos de um modelo de escola fragmentada e como grupo percebemos a necessidade da mudançapara formação integral do aluno.Estamos construído essa caminhada."
" Procuramos resgatar o ser humano, a formação do caráter. Trabalhamos de acordo com a necessidades da nossa comunidade e muitas vezes, na maioria das vezes, o conteúdo tem ficado em 2º plano. Isso não quer dizer que consideramos errado, pois acreditamos que primeiro precisa um trabalho de resgate emocional para poder aprender conteúdos, enquanto informação, assim como outros saberes, habilidades, conceitos."
3. No que o currículo trabalhado interfere na formação dos nossos alunos?
" Na sua formação como pessoa, na mudança de comportamento e hábitos.Obs: O que fica na nossa memória é muito mais a parte social do que a parte cognitiva da escola."
"Organiza uma visão de mundo e de suas possibilidades da transformação pessoal e na sociedade que está enserido. Porém há que ter cuidado, pois esta influência pode ser positiva ou negativa."
"Em tudo! Aprender a ser gente, conviver, lidar com problemas, lidar com informações, as tecnologias."
Profª Carla cristina
sexta-feira, 22 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário