sábado, 23 de agosto de 2008

Dani, Marlene e Mª Angela - CURRÍCULO - 18/10/2008

Entendemos, a partir das leituras, discussões e vivências em nossa escola, que currículo é algo muito amplo, pois envolve relações culturais e sociais. Já é aceita hoje a existência de um currículo oculto, que significa tudo o que envolve e o que acontece na escola mas não "fica registrado". No currículo também estão colocadas relações de poder. Estas afirmações significam que o currículo vai para muito além de uma listagem de conteúdos, pelo contrário, a construção de um currículo envolve objetivos a serem perseguidos, uma filosofia a ser trabalhada e estratégias a serem utilizadas, para que ocorra a aprendizagem. São relações que envolvem não só os alunos e seus professores, mas também de professores e seus alunos, entre alunos, entre professores... enfim, uma teia, envolvendo muitas relações. Acreditamos que, muitas vezes, nossos alunos não prestam atenção às aulas, não aprendem, não se interessam, porém, poucas vezes nos questionamos a respeito de nossa prática. Acreditamos que o currículo, hoje, não é mais formado em função do que os alunos devem aprender, a partir do que os professores aprenderam em suas formações na graduação. Hoje o currículo precisa levar em conta a realidade e as necessidades dos alunos, necessidades que não seriam de escola simplesmente, mas de vida. Para termos um currículo maleável assim, é preciso que os professores tenham acesso constante a discussões coletivas e formação continuada, além, é claro, de uma abertura para mudar sua prática. A prática precisa envolver a relação entre teoria e prática, ou seja a dinâmica da escola precisaria mudar, tendo mais a ver com a realidade atual: rápida, prática e cheia de informações envolventes. Para que tudo isso ocorra é necessário, principalmente, VONTADE e DISPOSIÇÃO, sem deixar de levar em conta as condições materiais... Para conseguí-las, muitas vezes é preciso que saibamos bem o que queremos e lutemos por isso. É preciso saber "vender bem o peixe"!

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