sábado, 23 de agosto de 2008

PPPorganização_2008

PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS
Secretaria Municipal de Educação / 2008

PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS
Secretaria Municipal de Educação / 2008
Temas para um projeto Político-Pedagógico(Danilo Gandin e Luis Armando gandin)
Projeto político Pedagógico: pressupostos básicos que devem nortear a estruturação da proposta( Sonia Bastos Tentor)
Projeto político Pedagógico da Escola: uma construção coletiva( Ilma Veiga)

PPP’S
* A idéia é de que a construção de uma proposta ´político pedagógica seja uma atividade coletiva e que deveria ser realizada pelo conjunto de pessoas envolvidas na escola ou instituição em questão.
Procuramos mostrar que a construção de uma proposta pedagógica é uma atividade que, em si mesma, já implica num entendimento alternativo sobre o processo educacional.
* As novas relações que a escola quer ver em seu dia-a-dia, uma vez implementada a nova proposta educativa, já deveriam ser vividas no próprio processo de elaboração da proposta.

* Em muitos campos da ação, mas sobretudo em educação, sempre foram – e são – importantes as idéias. Mas idéias não realizadas na prática, isto é, não transformadas em ação, servem apenas para o prazer do debate e da compreensão. Por isso são igualmente necessárias ferramentas para transformar idéias em prática. E se a educação, sobretudo a escolar, não trabalhar com igualdade de importância essas duas dimensões ( a produção de idéias e a organização de ferramentas para torná-las realidade) não acontecerão as transformações necessárias.

* De fato, qualquer instituição,para contribuir significativamente para aquilo que se propõe, precisa ter clareza e bom desempenho em duas dimensões:
Na riqueza e adequação das idéias que maneja;
Nos instrumentos apropriados para transformar essas idéias em prática.

* É necessário ter muita atenção sobre a necessidade de distinguir o projeto político do projeto pedagógico. Eles terão uma unidade e o segundo depende do primeiro, mas eles são distintos: no primeiro a instituição estabelece o tipo de sociedade e de ser humano que deseja ajudar a construir, no segundo firma o ideal de sua prática para dar significado ao esforço que vai desencadear.

* As alianças entre instituições de campos diferentes se darão pelo projeto político: embora tenham práticas diferentes, segundo sua especificidade, instituições com projetos políticos semelhantes estão na mesma caravana. Assim, uma igreja, uma escola,...poderão estar na mesma busca em relação a um tipo de sociedade que estão ajudando a construir sem deixar de realizar a sua prática específica.

* ESCREVER UMA “PROPOSTA POLÍTICO PEDAGÓGICA” É DEMANDAR QUE SE TRABALHE COM PLANEJAMENTO

* O PLANEJAMENTO É O PROCESSO DE TRANS FORMAR IDÉIAS EM AÇÕES, OU SEJA, É O PROCESSO DE INTERVIR NA REALIDADE EXISTENTE, RETIRANDO, INCLUINDO, ENFRAQUECENDO OU REFORÇANDO IDÉIAS E, ASSIM, TRANSFORMANDO ESTRUTURAS.

* QUALQUER PROJETO DE TRANSFORMAÇÃO EXIJE QUE SE TENHA CLAREZA SOBRE O QUE SIGNIFICA “TRANSFORMAR”, E SOBRE O QUE SE QUER CONSTRUIR A PARTIR DESSA TRANSFORMAÇÃO. TRATA-SE AQUI DA DEFINIÇÃO DE UM CLARO HORIZONTE PARA ONDE SE QUER “CAMINHAR”, O QUE SE TEM CHAMADO DE UTOPIA-NÃO A UTOPIA DO INATINGÍVEL, MAS AQUELA QUE IMPULSIONA A AÇÃO, QUE SERVE DE NORTE. SEM ESSA DEFINIÇÃO CLARA CORRE-SE O RISCO DE CAMINHAR SEM SABER SE ISTO É UM AVANÇO EM RELAÇÃO AO QUE SE QUER OU NÃO, POIS NEM SE SABE AO CERTO ONDE SE QUER CHEGAR.

* SUGESTÃO DE TÓPICOS PARA O PPP
SÃO VARIADAS AS FORMATAÇÕES PARA OS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS.
ALGUNS TÓPICOS SÃO IMPORTANTES NA FORMATAÇÃO POIS TRAZEM LEITURAS DA ESCOLA SOBRE SUA COMUNIDADE ESCOLAR
ALGUNS TÓPICOS PODEM SER ADICIONADOS ILUSTRANDO AS DIRETRIZES DESSA ESCOLA COMO OS VARIADOS PROJETOS QUE PERMEIAM ESSE COTIDIANO ESCOLAR

* TÓPICOS PARA O PPP
1.INTRODUÇÃO
2.DIAGNÓSTICO E HISTÓRICO
3.FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS
4.FUNDAMENTOS SÓCIO-ANTROPOLÓGICOS
5.FUNDAMENTOS PSICO-PEDAGÓGICOS
6..PROPOSTA PEDAGÓGICA
6.1.CURRÍCULO
6.2.ORGANIZAÇÃO ETÁRIA
6.3.ORGANIZAÇÃO DOS AMBIENTES
6.4.ORGANIZAÇÃO DE SETORES PEDAGÓGICOS
6.5.ORGANIZAÇÃO DA AÇÃO EDUCATIVA/PLANEJAMENTO
6.6.FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS
6.7.ACOMPANHAMENTO E REGISTRO/AVALIAÇAO
6.8.CONSELHO ESCOLAR
7.PROJETOS

*1.INTRODUÇÃO
- A INSTITUIÇÃO APRESENTA O SEU PPP, CONTANDO UM POUCO DESSE PROCESSO, ENVOLVIMENTO COM A COMUNIDADE E SEGMENTOS( CONSELHO ESCOLAR, ETC)
ASPECTOS QUE JULGA IMPORTANTE NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PPP
É FEITO COMO ÚLTIMA ETAPA POIS FALA DO PROCESSO

* 2.DIAGNÓSTICO/HISTÓRICO
- CONTA DA REALIDADE DO COMUNIDADE ATENDIDA NESSA ESCOLA, SUA HISTÓRIA COMO ESCOLA NA VIDA DESSE BAIRRO, PARA QUE POSTERIORMENTE ESSE DIAGNÓSTICO REFLITA-SE NAS ESCOLHAS QUE A ESCOLA FAZ NO SEU PPP
- PODEM SER SEPARADOS EM DOIS TÓPICOS CASO A ESCOLA PREFIRA SER MAIS ESPECÍFICA

* 3.FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS
- VISÃO DE MUNDO, SOCIEDADE, HOMEM, CONHECIMENTO, CRIANÇA, INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL, EJA...

* 4.FUNDAMENTOS SÓCIO-ANTROPOLÓGICOS
- VISÃO DO CONTEXTO SÓCIO-CULTURAL DAS CRIANÇAS E SUAS FAMÍLIAS, CONCEPÇÕES SOBRE AS RELAÇÕES COM AS FAMÍLIAS, COM A COMUNIDADE, COM OUTRAS ENTIDADES, MOVIMENTOS SOCIAIS, ORGÃOS DA CIDADE

* 5.FUNDAMENTOS PSICO-PEDAGÓGICOS
- VISÃO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL, DE ENSINO-APRENDIZAGEM, DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. CONSIDERAR OBJETIVOS DA AÇÃO PEDAGÓGICA, TAIS COMO AUTONOMIA, CRIATIVIDADE, CRITICIDADE.

* 6.PROPOSTA PEDAGÓGICA
- NESSE ÍTEM É INTERESSANTE APARECER A PROPOSTA QUE NOS REGE QUE É DOS CICLOS DE FORMAÇÃO ALÉM DE OUTROS OLHARES QUE TEMOS, COMO PROJETOS POR CICLOS, ANO-CICLOS, ETC
- AS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL /CIDADE ESCOLA COLOCAM NESSE ÍTEM A SUA INTENCIONALIDADE

* 6.2. ORGANIZAÇÃO ETÁRIA
- TURMAS POR CICLO, COM PROGRESSÕES? COM TRANSIÇÕES? COM DOCÊNCIAS COMPARTILHADAS OU OUTRAS COMPOSIÇÕES

* 6.3.ORGANIZAÇÃO DOS AMBIENTES
- COMO UTILIZAMOS E PARA QUE NOSSAS SALAS DE MULTI-MEIOS, LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA, BIBLIOTECA, E OUTROS ESPAÇOS (LIAU)
- PROPOSTA DE SALAS AMBIENTE?
- QUAL A IMPORTÃNCIA DESSES ESPAÇOS ESTAREM ATIVOS NO DIA A DIA.

*6.4.ORGANIZAÇÃO DOS SETORES PEDAGÓGICOS
- COMO SE ORGANIZAM NOSSOS SETORES: SUPERVISÃO, ORIENTAÇÃO, DIREÇÃO, COORDENAÇÃO CULTURAL, APOIO, COORDENAÇÃO DE TURNO, FALANDO DE SUAS ATRIBUIÇÕES E AS CONCEPÇÕES DESSES TRABALHOS

* 6.5.ORGANIZAÇÃO DA AÇÃO EDUCATIVA/PLANEJAMENTO
- QUANDO A ESCOLA PLANEJA, REUNIÕES PEDAGÓGICAS, PLANEJAMNETOS POR ANO CICLOS, POR CICLOS, OUTRAS COMPOSIÇÕES

* 6.6.FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS
- 10 FORMAÇÕES ANUAIS E COMO SÃO ORGANIZADAS POR ESSE GRUPO
- A IMPORTÂNCIA DESSE MOMENTO PARA TRANSVERSALIZAR OS TURNOS DA ESCOLA E OS SABERES DOS PROFESSORES
- FORMAÇÃO PARA FUNCIONÁRIOS ?

* 6.7.ACOMPANHAMENTO E REGISTRO/AVALIAÇÃO
- FALAR UM POUCO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO NA ESCOLA E COMO SÃO FEITOS OS REGISTROS
- REGISTROS MENSAIS? PARECERES BIMESTRAIS?
- CONSELHOS DE CLASSE PARTICIPATIVOS?
- QUEM É AVALIADO NESSA ESCOLA? APENAS O ALUNO?
- QUANDO O PROFESSOR PODE AUTO-AVALIAR-SE? ( ESSE ÍTEM PODE CONSTAR NO PLANEJAMENTO)

* 6.8.CONSELHO ESCOLAR
- É DE MUITA IMPORTÃNCIA EXPRESSARMOS A IMPORTÃNCIA DESSE ÓRGÃO NA ESCOLA NO SENTIDO DE UNIÃO DOS SEGMENTOS E TRANSVERSALIZAÇÃO DAS AÇÕES DAS ESCOLAS.

* 7.PROJETOS
- TODOS OS PROJETOS, SUB-PROJETOS QUE A ESCOLA TEM E COMO SE REFLETEM NO DIA A DIA DA ESCOLA
- É IMPORTANTE ABRIR OS PROJETOS E NÃO APENAS LISTÁ-LOS


Prof Ana Amália e Carla

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