quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Relato do debate sobre CURRÍCULO em 03/10 tarde

Qual é a escola que nós queremos?
Que tipo de aluno pretendemos formar?
Que tipos de aprendizagens são importantes para que isso aconteça?
Que tipo de formação precisamos buscar?


Queremos uma escola onde a Direção seja mais participativa-presente;
Queremos que os alunos tenham mais espaço para que possam se expressar;
Proposta – Grêmio Estudantil e trabalho com as lideranças;
Queremos uma escola onde exista uma maior liberdade de expressão;
Começar trabalhos de ASSEMBLÉIA de alunos;
Perseguir as idéias com perseverança, saber que tudo é um processo de aprendizado;
É preciso criar uma cultura onde os alunos participem mais - produtivamente;
Trabalhar na politização dos alunos; salientar o respeito as diferenças ideológicas, evitar apologias a partidos políticos vigentes ou não.
Construir uma nova visão de líder de turma;
A existência do líder de turma deve ser educativa – criando espaços de manifestação e construção;
Instrumentalizar e conscientizar os alunos que fazem parte do Conselho Escolar da IMPORTÂNCIA E RELEVÂNCIA deste espaço;
Pensar na realidade com a qual trabalhamos, na realidade social dos alunos e suas famílias – isso deve ser levado em conta em termos de currículo;
Pressupostos da educação popular devem ser levados em conta;
Partir do reconhecimento a respeito dos conhecimentos que os alunos já têm, levando em conta na escola e preparando os alunos para a mudança;
A escola deve ensinar algo profissionalizante para os nossos alunos;
Formação crítica X Ensino profissionalizando ou junto? Pensar sobre isso.Não entendemos, especificar.
Pensar em projetos para o turno integral;
Fazer convênios;
Escola onde todos os segmentos trabalhem para se tratarem mutuamente com respeito;
CIDADE ESCOLA – pareceria público-privada / desconfiar da escola integral pela possibilidade da interferência do privado no público;
Eu quero uma escola que tenha profissionais adequados para trabalhar bem, para formar um grupo;
Eu quero uma escola onde o aluno de inclusão seja atendido em todas as suas necessidades;
Precisamos de uma escola melhor equipada com laboratórios de informática, para dar conta das demandas e poder fazer um trabalho consistente, podendo contar com uma impressora;
É necessário uma sala de estudos para que os professores tenham silêncio para trabalhar e acesso irrestrito à internet;
Arborizar a escola;
Trabalho interdisciplinar como meta;
Horizontalização das RELAÇÕES – RELAÇÕES DIALÓGICAS!!!!
PARRESIA – perguntar para ALINE;
Priorizar relações profissionais sadias;
Projetos apresentados e votados por todos;
Priorizar projetos que sejam criados juntamente com os alunos;
Priorizar o que é construído na e pela escola;
Priorizar TALENTOS DA ESCOLA na Mostra de Talentos, ou mudar o nome – SUGESTÃO: mostra de Processos Pedagógicos;
Todo o trabalho crítico passa por um trabalho construído com os alunos – trabalho que apresente um espaço de liberdade de criação, trabalhar o lúdico;
Estimular o que parece ser difícil de acontecer – insistir no inusitado – ser criativo;
Trabalhar a partir de situações problema que provoquem um posicionamento crítico dos alunos – desnaturalização de verdades construídas e consolidadas;
Quero um grupo de professores que estude junto, que exponha suas dúvidas, que peça ajuda continuamente;
Redimensionar as nossas questões a respeito de conteúdos;
Reavaliar constantemente as discussões, a partir de avaliações constantes;
Rever a responsabilidade do Conselheiro e dos alunos, líderes de turma;
Conselho de Classe Participativo – primeiro os alunos discutiriam com o professor conselheiro as questões pertinentes ao Conselho, depois os alunos representantes levariam os posicionamentos dos alunos para o conselho final

Nenhum comentário: