domingo, 14 de setembro de 2008

Falas dos colegas sobre AVALIAÇÃO - 2008

Sistematização feita pela professora Daniela Shaeffer das reuniões em que a supervisão pautou o ítem avaliação nas reuniões pedagógicas do mês de agosto.

A avaliação é uma ação contínua que permite verificar a evolução do aluno em relação a ele mesmo e fornece informações para o professor replanejar seu trabalho de forma a atingir todo o grupo. Para uma avaliação bem sucedida é necessário definir critérios claros para o ano-ciclo, não esquecendo as diferenças e necessidades de cada aluno e, assim, garantir um processo mais justo, fidedigno e coerente com os propósitos e resultados. ( Ana Elena, Maria Inês e Rochele)

Avalia-se para ver o crescimento do aluno;
Avalia-se no dia-a-dia;
Avaliar possibilita a criação de outras estratégias;
Avaliar ajuda a dar um norte e a conduzir o trabalho;
Avaliar é medir, mensurar;
Avaliar serve para ver a evolução de cada aluno em relação a ele mesmo;
Avaliar é difícil, pois envolve subjetividade e as contradições do dia-a-dia;
Para avaliar de uma forma mais segura é importante conversar e discutir com os colegas e permitir-se errar e acertar, pedir ajuda;
Avaliação é uma discussão diária e sem fim;
Avaliação envolve criatividade;
Avaliação envolve auto avaliar-se;
Faz parte da avaliação estar aberto para aprender e reaprender com novas experiências;
Existem duas formas de avaliar: qualitativa ou quantitativamente;
Para uma avaliação mais consciente é necessário buscar uma maior maturidade do grupo de professores;
Avaliar implicar duvidar do senso de justiça do avaliador, assim como do instrumento a ser utilizado;
Numa escola é necessária a criação de critérios claros entre grupos de turmas paralelas;
Para melhor avaliar é importante a criação de um currículo;
A Avaliação é algo muito pessoal;
Ter noção do coletivo e criar termos gerais para que os alunos avancem;
Avaliar com a finalidade de fazer uma escola para a vida;
Para Avaliar é muito importante que sejam promovidas discussões referentes às dificuldades de aprendizagem;
Para avaliar é importante haver integração entre os profes.
Avaliar é fazer uma atividade para ver como o aluno está, mas ver como ele está no dia-a-dia;
Avalia-se o processo, não apenas o produto final;
O processo de avaliação é acumulativo , através das observações feitas todos os dias pelo professor;
Avaliação de alunos de inclusão deve ser diferenciada;
Avalia-se para ver o crescimento do aluno;
Avalia-se porque há uma cobrança do sistema;
Avalia-se para replanejar o trabalho e tentar atingir a todos os alunos;
Avalia-se para ver se os alunos estão se beneficiando do trabalho realizado;
Avaliar envolve profissionalismo acima de tudo;
Avaliar serve para acompanhar o desempenho: averiguando, investigando dificuldades e progressos;
Avaliação é uma encenação;
Avaliação não tem muito valor, só é feita para dar retorno aos pais;
Avaliação serve para medir;
Avaliar serve para satisfazer a necessidade de quantificar;
Avaliar significa não se prender a momentos limitados, significa ampliar;
Na avaliação deve-se levar em conta as diferenças existentes entre os alunos;
Avaliar não só o aluno, mas o trabalho do professor e da escola para satisfazer as necessidades dos alunos;
Avaliar na escola ciclada nos levou a repensar e a ressignificar a educação, os professores tiveram que se preocupar mais com o processo,
Temos que olhar a avaliação de uma forma diferente, avaliar serve para ajudar os alunos na vida, não para tirar nota;
Nossa avaliação não é tão poderosa, temos que parar de achar que a avaliação determina a vida das pessoas;
Temos dúvidas relacionadas com a reprovação;
Os analfabetos funcionais que temos hoje são culpa do ciclo, pois gerou uma mudança radical por necessidades econômicas e não educacionais;
O ciclo acabou com aquela injustiça de reprovar o aluno em apenas uma disciplina;
A Avaliação escrita serve para mostrar o que eu já sei sobre o aluno;
A escola pode ter ciclado, mas o Pasqualini continua trabalhando no modelo seriado, algumas pessoas mudaram suas posturas, outras não;
Avaliar é ter em mente que nós e o mundo mudamos o tempo todo;
Avaliar demonstra comprometimento com objetivos e propostas acordados com os alunos, processo em sala de aula e com objetivos comportamentais e instrumentais;
A Avaliação é classificatória e funciona em virtude de resultados finais;
Avaliação conservadora, avaliação comportamental de expressão, mesclada com avaliação mediadora;
Avaliar é um processo de desconstituição, de reformulação de concepções;
Avaliar ajuda o professor a modificar o olhar do professor ao processo de construção coletivo;
Avaliar implica auto-avaliar-se também;
Avaliar serve para preencher o parecer que a direção/SSE mandam;
Avaliar serve para atender formalismo burocrático;
Avaliar serve para atender a função institucional da escola;
Avaliação na matemática serve para preparar o aluno para o ensino médio;
Avaliação serve para ver onde começo e onde termino;
Avaliar é trabalhar com números, mesmo que depois se transfira para outra forma;
Avaliar tem uma parte muito subjetiva;
Avaliar serve para saber se os alunos estão aprendendo o que eu estou ensinando;
Avaliar serve para retomar, redirecionar o trabalho;
Avaliar é difícil;
Devemos avaliar cada aluno como parâmetro de si mesmo;
Em educação física leva-se em conta o que a pessoa tenta fazer, não só o que ela faz;

Publicado por Alcides Almeida