quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Aos Colegas da Comissão do PPP

Em primeiro lugar, gostaria de parabenizá-los pelo exaustivo trabalho de elaboração do nosso PPP, e pelo fato de ao final deste ano termos já alguma coisa escrita.
Dei uma lida e fiz várias sugestões em uma das versões que circulava na sala dos professores mas, preocupada com a importância e seriedade deste trabalho, me arrisco a trocar mais umas idéias gerais a este respeito:
1º) Para mim foi uma surpresa, e não me senti nem um pouco confortável, quando a comissão no sábado do dia 06/12/2008 apresentou uma formatação do nosso PPP conforme caderno 9. Em nenhum momento participei de discussões a esse respeito. Se o tivesse feito seria terminantemente contra, afinal relutamos muito para aceitar os ciclos e depois de algum tempo já podemos dizer que assim como o sistema seriado ele não deu conta de todos os problemas da Aprendizagem.Acho que o nosso PPP tem que ter a nossa cara e não a cara de um regimento outorgado.
2º) Durante os anos de 2002, 2003 e mesmo 2008, participei de várias reuniões onde se discutiu pontos específicos e que não consegui identificar no corpo do PPP, como por exemplo: Filosofia da Escola(em 24/05/03 reunimo-nos especificamente para isso),Objetivo da Educação( este ano), formas de organização do currículo(2002 manhã), diagnósticos da realidade(29/03/03), histórico da Escola (2002), valores que norteiam nossa ação(2002), relações de trabalho(2005,2006), critérios de escolha de cargos(este ano), nossos pré-supostos teórico( 2002), formas de inclusão (todos os anos)...
3º)Sei que vocês ainda vão revisar a construção do texto,mas de uma forma geral, achei tudo muito teórico,com muitas citações não identificadas, idéias confusas. Houve muita descrição de processos pelos quais se passou para chegar a uma conclusão.Penso que isto não deve estar no corpo do PPP.
4º) Sugiro, que a gente ainda trabalhe mais um semestre em cima para não se fechar coisas de uma forma precipitada, sem estudo e sem adesão da maioria. Este, como nós mesmo escrevemos, é um processo participativo e se assim não o for não tem legitimidade.
5º)Existem alguns pontos bem importantes que ainda não discutimos como por exemplo os setores e os serviços de apoio, como deverão ser definidos.(Na minha opinião devem ser a convite da direção eleita para que aja uma unidade de ação. Isto ,pelo que eu saiba, não está definido em nenhum lugar.Penso que o PPP seria o local ideal para defini-lo.)
6º)Quanto ao prazo dado para que se finalize este documento, acho que temos muitas justificativas plausíveis.

7º) Finalmente, me arrisco a sugerir a estrutura de um PPP, que segundo ao meu ver e meus estudos contemplam todas as necessidades da escola.Esta estrutura poderia ser levada para discussão, acréscimos, supressões etc...Aí vai:

A)Apresentação Geral
Dizer porque fazer , justificativa para escrevê-lo, dizer aqui o que se espera do professor, do aluno, dos pais, dos funcionários e da comunidade.
B)Apresentação da escola
Corpo docente, corpo discente, espaço físico e da comunidade em que a escola está inserida.

C)Objetivo geral da Escola
Para que serve a Escola, no que acredita, qual o seu papel, que tipo de aluno quer formar e que tipo de sociedade quer construir.

D)Princípios norteadores de nossa ação
O que nós como escola buscamos, queremos para os professores, para os aluno, para os pais etc...

E)Pré supostos teóricos
No que acreditamos, que autores e teorias nos embasam nossa ação, definir aqui conceitos importantes como: aula, aprendizagem ,educação, currículo, comunidade, comprometimento, sociedade,escola, princípios, pré-supostos,processo, pedagógico, político, conhecimento, educador, professor, avaliação e tudo mais que for necessa´rio.

F)Dimensão Administrativa
F.1-Composição e atribuição de cada setor e serviço (professores, alunos,grêmio, biblioteca,SSE,SOE,secretaria, nutrição, funcionários, bar ,ECCEM, serviços gerais limpeza, vigilância, portaria recepção etc...
F.2-Regras de convivência ou relações de trabalho.
F.3-Eleição de diretores
F.4-Sanções administrativas
F.5-Critérios de RH ( de acordo com o nº de alunos da escola, setores e serviços devem ter garantia de permanência,prever algo sobre RH em ano de eleição.Quem sai da direção deve ter lugar garantido na escola.
F.6-Relações com órgãos legais(CT, MP,Delegacia, SMED
F.7-Prever processos de decisões.

G) Dimensão Pedagógica
G.1-Definir qual a linha pedagógica que queremos seguir.
G.2-Definir a linha pedagógica da Escola.
G.3-Princípios e objetivos da áreas ou disciplinas.
G.4-Espaços de planejamento e RPS
G.5-Espaços de formação ou capacitação profissional.
G.6-Valorização profissional (publicações,troféus...)
G.7-Como fazer para parte administrativa não prejudicar o pedagógico.
G.8-Problemas de alunos ou prof. que tumultuam o pedagógico.
G.9-Inclusão.
A escola deve ter autonomia ou apoio para casos de inclusão.

H)Dimensão Financeira
H.1-Definir como será a distribuição das verbas e quais são. Por sorteio, projetos , equitativamente.Quem fará as compras.Terá tempo para isso???O financeiro não pode inviabilizar o pedagógico.

I) Dimensão Social
Parcerias com a comunidade(Tempo para isso?)
Trocas com universidades, (Tempo para isso?)
Maior comprometimento da família(Tempo para isso?)
Vínculo maior com a questão da saúde (Tempo para isso?)

Sei que existem muitas leis específicas, mas devemos definir o que nos compete.
Deveríamos pensar em algo para o final do ano como dispensar os alunos que estão bem e ficar só com aqueles que ainda necessitam.
Sugiro pastas complementares ao PPP como pasta de textos que estudamos para compô-lo, pasta com todos os projetos da escola mesmo aqueles que são garantidos pois os projetos são uma forma de especificar e normatizar o trabalho.



Viajei muito?????
São minhas ponderações sobre nosso PPP.

Simonie Bueno
10/12/2008

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