terça-feira, 18 de novembro de 2008

Reunião PPP – 08/11/2008 (sábado)


Presentes: Aline e Magali (Comissão), Maria Eugênia, Eneida, Denise Urbim, Giselda, Rejane Acosta, Maria Inês e Ana Elena.

1) Texto: Concepção de Escola Cidadã, Concepção de Conhecimento (Caderno 9) e extrato do documento norteador da EJA.

2) Tempestade de idéias
Registros das falas: ações mais integradas entre volantes e professora regente com objetivo de auxiliar na resolução de problemas (aprendizagem, disciplina, comprometimento...) da turma; sugestão de projeto de volância; falta objetividade e continuidade nas reuniões de planejamento, necessita-se de mais organização e cumprimento de ações decididas no grupo; priorizar projetos de escola construídos coletivamente e não projetos individuais; sugestão de integração profissional, socialização de ações e aprendizado coletivo, através de seminários onde cada colega se responsabilizaria pela apresentação de um trabalho a cada semana, pode ser: um artigo, ou um capítulo de um livro para discussões que sejam relevantes e pertinentes ou projeto desenvolvido com seus alunos; feedback profissional objetivando um crescimento a uma qualificação do trabalho pedagógico.

3) Construção da “Aranha”: Pelas limitações de recursos do blog, não conseguimos publicar o desenho da aranha, conforme foi elaborado na reunião. O objetivo da técnica é localizar no centro/corpo da aranha o problema identificado e nas pernas as soluções.

Como melhorar as relações interpessoais e a comunicação na escola?

Corpo da aranha: O SSE é a estrutura fundamental da escola. Tem um papel articulador, dinâmico e de liderança para implementar e manter o PPP.

Pernas da aranha:
Espaços de discussões nas reuniões. Pequenos grupos, equipes (área e ano-ciclo), levando ações para o grande grupo.

Planejamento e metas de reuniões a partir das questões levantadas pelos grupos.

Objetividade e continuidade nas reuniões de planejamento, chegando a resultados observáveis.

Seminários para socializações de ações pedagógicas, visando à divulgação, compreensão, engajamento, reconstrução, reavaliação...



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